terça-feira, 3 de abril de 2007

O "muro" do RU

.
Em 1989 o Mundo festejou a queda do Muro de Berlim. Havia chegado ao fim a "guerra fria" e principalmente, se iniciava a reunificação da Alemanha. Pessoas afastadas pelo muro durante 28 anos puderam se rever. "Retornou a união ao mundo".

Logo alí, bem na frente, a mesma humanidade vê muros se erguerem por todos os lados. De Israel ao "muro" de Tijuana no México. Muros que separam classes sociais, etnias, cores, desejos e sonhos. Passivos, assistimos a construção de muros reais e também imaginários. Passivos somos divididos por correntes, grades, concretos, vidros e indiferenças.

O muro de Berlim é bem aqui. Quem almoça no RU da UCS pode me dizer: o muro não está bem alí? frágil, charmoso, feito de alumínio, correntes que dividem. Dividem o quê? Dividem cenouras de palmitos? ovos fritos de ovos de codorna? grelhados de assados? bandejas claras das bandejas escuras? suco natural de suco artificial? sorrisos? Ou nada disso?

O muro do RU separa vaidades, pessoas e a minha paciência. O RU lotado e o outro lado vazio! Esperando por VIPs o restaurante master, executivo, nobre, chic enfim aquilo que cada um queira dizer, ocupa o mesmo espaço que o RU, mas com capacidade desigual. É um muro sem sentindo. Uma divisão sem nexo. Ainda quero ver o RU reunificado!

RU=Restaurante Universitário
RU=Re Unificado

2 comentários:

Anônimo disse...

Bravo meu amigo!!!!!!
será que no dia da queda do muro estaremos todos de mãos dadas? hahaha
beijokas

Anônimo disse...

que legal esse texto! Sabe q eu nunca tinha analisado por este lado! Na verdade, como não almoço no RU, nunca tinha pensado nisso. Genial Leandro!
Bjs, Juliana