quinta-feira, 24 de maio de 2007

Um McJob por favor

.
Não é de hoje que a rede mundial de lanchonetes de alimentos rápidos é mal vista por muita gente. Na Inglaterra por exemplo o termo McJob foi parar no dicionário Oxford de língua inglesa por ser muito utilizado.

Lá por aquelas bandas como nos Estados Unidos, o McJob, ou em livre tradução, McEmprego, é chamado assim pois é uma ocupação desestimulante, mal pago e com poucas perspectivas. E essa parece ser a realidade de quem é 'colaborador' do McDonalds. O McDonalds é sistematicamente processado por ex-empregados que tiveram sua moral abalada. Casos de assédio moral são relatados em jornais e na internet.

O fato é que os ingleses como os estadunidenses incorporaram o termo mcjob para uma ocupação pouco prazerosa, explorada e que pouco ou nada contribui para a formação do sujeito. Agora eu pergunto o que leva milhares de pessoas se sujeitarem a mcjobs pelo mundo a fora? O desemprego é a mais perversa forma de exploração do ser humano. O indivíduo acaba tendo que se sujeitar a 'qualquer' coisa.

0 comentários: