.
Em quanto o cinema do centro de cultura do Ordovás não reabre, fico cá chateado pois outrora já assisti belos filmes lado B. Queria entender a demora. Isso me parece uma novela e não um cinema.
A programação de abril, maio e quem sabe lá mais quantos meses, anuncia filmes que gostaria muito de ver no telão, junto com os amigos. A tela grande trás outros atrativos como por exemplo aquele que eu entendo ser um dos principais que é o seu caráter social. O cinema é, sem dúvida, uma interação social.
Mas parece que isso não preoucupa nossos governantes municipais. E vejo pequenos grandes descasos com a cultura. Vejo também que para os "administradores" da cultura que algumas páginas com letras e fotos servem de informação ou de arte ou de cultura. Pois bem, outro dia me surpreendi com o "jornal da prefeitura" ou melhor na falta do jornal o que eu tinha lá para ver era o "jornalzinho" de ofertas do Big. Parece engraçado mas não é. E não era alguns, eram muitos, uma pilha. Não é de hoje que "fazedores" da cultura têm uma especial simpatia com o que é dos Estados Unidos. Ou seriam os estadunidenses que tem essa simpatia colonizadora de nosso país. O ultra/hiper/mercado Big pertence ao "big" Wal-Mart. Talvez seja uma coincidência! Mas não podemos desafiar os simbolismos. De fato lá existiam folhetos comerciais e publicitários de uma rede de supermercados, multinacional, de origem estadunidense.
"Coincidências" à parte, também é fato que o macdonalds, outro ícone do imperialismo estadunidense que nos empurra lanches rápidos repletos de ideologias e conceitos culturais, venceu a concorrência para se alojar na Casa da Cultura. Os documentos da licitação estão todos disponíveis no saite da prefeitura de Caxias do Sul. Lá está escrito que a secretaria sugere "classificar, pelo critério de maior oferta, o objeto do presente certame, à empresa: Macdonald´s Comércio de Alimentos Ltda."
Como pode-se ver existe uma coincidência de fatos. O mero acaso em questão, reside na condição se são ações conscientes ou subconscientes. Se é subconsciente, o subliminar não exclue a contaminação ainda que simbólica da cultura nacional. Isso tudo, mais uma vez, descaradamente na nossa cara. Olhares atentos podem perceber até mais do que estas duas coincidências.
Os governantes são também os responsáveis pela preservação da cultura do povo através de vontade política, investimentos e atenção a essas "coincidências".
sexta-feira, 4 de maio de 2007
Coincidência subliminar
Postado por Lêandro às 15:08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Essas "coincidências" devem nos fazer pensar sobre o apoio dos governantes à cultura nacional.
Principalmente, no período em que os governantes municipais dizem que Caxias do Sul pode ser a "Capital Brasileira da Cultura"...
Será...?!?!?
Seria interessante enviar esse importante artigo para os espaços destinados à correspondências dos leitores nos jornais comerciais, ou, se não quiserem publicar, tentar como notícia paga (contanto para isso com apoio de amigos/as).
Postar um comentário