terça-feira, 10 de julho de 2007

McCapital da Cultura?

.
Caxias do Sul foi escolhida a capital nacional da cultura. Se isso é bom ou ruim. Não sabemos. Até porque o termo cultura é amplo demais. De fato, este título pode anunciar Caxias para o Brasil. Pode. Isso mesmo, pode. Não quer dizer que vá. Alguém ficou sabendo que Olinda foi a 1ª capital da cultura? Ou que São João Del Rei é a atual? Você sabe em que estado fica Olinda? E São João Del Rei? Sabe que música eles fazem em Olinda ou São João Del Rei? Você sabe do que eles se alimentam? De como é seu dia-a-dia? Dos aspectos históricos? Foram cidades fundadas por portugueses, holandeses, franceses, espanhóis, ingleses, Pataxós, Pankararus ou Aranãs? E em Caxias será que o povo sabe tudo isso da sua cidade?

Vivemos um "italianocentrismo" que quase esquecemos que somos brasileiros. Claro que a pesquisa da imigração e o cuidado com essa cultura é muito importante. Porém e enquanto isso, o Cine Ópera é incendiado e não entra para a história e sim para o mistério. Não se fala mais nisso! Há quinze anos morando aqui presenciei uma "ilha" de projetos culturais bem importantes. Porém os 8 anos de administração
popular (PT) passaram e aquela "ilha" naufragou deixando muitos náufragos e pequenos pedaços da paus flutuantes. Desses ainda encontramos boas idéias. Lembro quando um senhora saia da Casa da Cultura atravessava a rua, entrava na praça, falava com o povo e o trazia para dentro. Lembrança marcante de crianças que nunca viram teatro, nunca viram cinema, que nunca imaginavam que alí tinha uma casa de cultura esperando-as e quase sempre de graça. Como não conhecia muita gente, nem imagino que era aquela mulher.

Hoje a capital da cultura coloca para dentro da sua talvez principal casa, a Casa da Cultura, o símbolo do descartável, do industrializado, do imperialismo, do consumismo... Coloca para dentro o McDonalds! É de chorar. E eu chorei. Pode ser um exagero. "Um exagero" foi isso que disse o secretário de cultura quando perguntado sobre o McDonalds na Casa da Cultura. Ele falou isso a uma colega jornalista fora do ar e disse mais, que era para a gente não se preocupar que não seria aberto ali um McDonalds, que em parte não é mentira dele, pois abriu um McCafé.
É secretário, tá me convencendo que cultura
é muito mais aparência do que a própria expressão popular. Todos assinamos o abaixo-assinado para tornar Caxias capital da cultura. Se vai ser bom não sabemos. Mas o debate entorno disso já é importante. A discussão sobre a legitimidade da capital da cultura é bem vinda. Quem sabe cheguemos a conclusão que o McDonalds têm lugares "melhores" para se estabelecer.

0 comentários: