terça-feira, 31 de julho de 2007

Coragem para enfrentar a elite

.

A invenção da crise aérea, segundo Marilena Chauí

“A invenção da crise aérea simplesmente é mais um episódio do fato da mídia e certos setores oposicionistas não admitirem a legitimidade da reeleição de Lula, vista como ofensa pessoal à competência técnica e política da auto-denominada elite brasileira. É bom a gente não esquecer de uma afirmação paradigmática da mídia e desses setores oposicionistas no dia seguinte às eleições: “o povo votou contra a opinião pública”. Eu acho essa afirmação o mais perfeito auto-retrato da mídia brasileira!” O comentário é de Marilena Chauí, professora de filosofia da USP, em entrevista publicada pelo blog de Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada, 31-07-2007.

Segundo a filósofa, “a mídia e setores da oposição política ainda estão inconformados com a reeleição de Lula e farão durante o segundo mandato o que fizeram durante o primeiro, isto é, a tentativa contínua de um golpe de Estado. Tentaram desestabilizar o governo usando como arma as ações da Polícia Federal e do Ministério Público e, depois, com o caso Renan (aliás, o governador Requião foi o único que teve a presença de espírito e a coragem política para indagar porque não houve uma CPI contra o presidente FHC, cuja história privada, durante a presidência, se assemelhou muito à de Renan Calheiros). Como nenhuma das duas tentativas funcionou, esperou-se que a “crise aérea” fizesse o serviço. Como isso não vai acontecer, vamos ver qual vai ser a próxima tentativa, pois isso vai ser assim durante quatro anos”.

Notícias do dia IHU - Instituto Humanitas Unisinos http://www.unisinos.br/_ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=8646

0 comentários: