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Estamos no terceiro turno. O terceiro turno é dos cidadãos. Neste terceiro turno em especial, devemos observar o comportamento dos meios de comunicação. A grande mídia entrou definitivamente na pauta de discussões públicas.
Para Venício de Lima, pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) da Universidade de Brasília, a grande mídia alcançou a agenda pública pelo "deslocamento entre a posição – declarada ou não – da cobertura política da grande mídia e o pensamento da maioria da população brasileira. Isso porque, ao contrário do que a própria mídia indicava, esse deslocamento vem se dando não só em relação aos muitos milhões de brasileiros de baixa renda beneficiários do programa Bolsa Família, mas também em relação a importantes segmentos das classes média e rica, constituindo uma maioria considerável de mais de 60% da população brasileira."
O professor Venício de Lima ainda crê "que a cobertura que a grande mídia ofereceu da última campanha eleitoral fez com que a questão da credibilidade chegasse finalmente ao Brasil, independente de existir ou não concorrência verdadeira nos níveis regional e local para ela em nosso país."
"A postura escancaradamente partidária de alguns veículos que insistem em reafirmar sua imparcialidade, o debate iniciado pela CartaCapital em função da cobertura do chamado "escândalo do dossiê", e as evidências de que o debate sobre o papel da mídia chegou à periferia dos grandes centros urbanos, não deixam dúvida de que o que está em jogo agora é a credibilidade do jornalismo produzido pela grande mídia. Esse debate tardio só pode ser bem-vindo e quem ganha com ele é a democracia brasileira", finaliza o pesquisador.
Fontes:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/
http://www.fndc.org.br/
terça-feira, 31 de outubro de 2006
Em debate, a grande mídia
Postado por Lêandro às 14:48
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