- Acho um saco falar de política! - comentou Fulano
- Mas como não falar de política se a todo momento você é político. - respondeu Sicrano.
- Para comprar leite você faz política. - esclareceu Sicrano.
O Brasil é uma CPI. É uma grandiosa Comissão Parlamentar de Inquérito. É isso né Mainardi? Pois bem, escuto aqui e acolá indivíduos como o Fulano. Que não acreditam na política, que sistematicamente a denigrem. Estes Fulanos, desligados há anos dos debates e reflexões sobre política, de uma hora para outra, instantaneamente se põem a gritar. Isto é bom. Pena que só ocorra de vez em quando ou sempre que interesses econômicos os ressucitem.
Eles reivindicam CPIs, querem a cabeça barbuda do presidente, capam ministros e ministérios. Estes Fulanos estão nas grandes empresas de comunicação, nos bares das esquinas, em Brasilia, em Caxias. Puxa estes Fulanos são VIPs para o Brasil. São realmente pessoas muito importantes.
Mas eles esquecem rapidamente do passado. Eles não pedem todas as cabeças de presidentes. Eles escolhem cabeças, conforme seus interesses individuais. Os Fulanos são egoístas. Eles escolhem seus protestos como escolhem tomates na feira. Preferem os mais vermelhos, os mais macios, ou nada disso, preferem os verdes.
Os Fulanos são da moda! Andam na moda ditada pela Globo Fashion Week, pela Fashion Veja, também pela Folha de SPaulo Fashion Anual. Só para falar das grandes. Outros ganham a vida, a mansão, o iate, o sangue de seus empregados, trabalhando com moda em Brasilia. Todos este, escolhem as CPIs da moda. Sanguessugas parece ser a última moda. CPI dos Bingos, têm gente ainda nessa. Mas os Fulanos sepultaram a moda retrô. Nem lembram que ela existiu. A CPI da Nike que pena, foi esquecida. Moda corrupta-esportiva. Esquecida!
Com a Copa do Mundo, o Sicrano, que disse que faz política quando compra leite na padaria, que fez política para ser liberado para assistir os jogos da seleção brasileira, lembrou daquela moda retrô. Quer dizer, aquilo nem virou moda, virou pizza. Fulano não se esqueça das pizzas do passado de Brasilia! A CPI da CBF/Nike, do futebol, do destino da CBF foi enterrada. Mas alguns protagonistas estão por aí.
O presidente da CPI da CBF/Nike hoje é presidente do Congresso. Aldo Rebelo do PC do B assumiu este cargo depois que o jegue do Severino impacou. Nesta CPI, Aldo Rebelo tentou levar a público preciosos indícios do nebuloso enriquecimento do presidente da CBF e de seus amigos e sócios, da evasão de divisas, da lavagem de dinheiro, da sonegação fiscal. A CPI da CBF/Nike indiciou gente importante, entre eles o presidente do Vasco Eurico Miranda e o presidente da CBF Ricardo Teixeira, que está levando a seleção brasileira para mais um título. Será que vai ganhar? E o povo brasileiro que vive no país do futebol, lota bares, expôem bandeiras brasileiras de todas as formas. Seja na bandana da cabeça, na fachada do prédio, na cueca ou na calcinha. O país está verde amarelo. O Fulano passou aqui na frente com uma camiseta verde amarela que pagou 89 dólares, nela estava escrito CBF e Nike.
Logo, logo esqueceremos tudo.
- Vamos assistir o jogo domingo? - pergunta Fulano
- Claro que sim, o Ronaldo está até emagrecendo. - responde Sicrano.
E foram embora...
.Continua.
quarta-feira, 14 de junho de 2006
Corrupção, política e copa
Postado por Lêandro às 17:58
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário